terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cebola : Benefícios e tipos !

 A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos  é um ingrediente indispensável na cozinha.
É um alimento muito completo, contém  vitaminas C ,  complexo B  e Sais minerais (enxofre, iodo, sódio, magnésio,fósforo, , ferro, cálcio ) , é rica em flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante apresenta, aproximadamente, 40 calorias para cada 100 gramas.
 Quando usada com conhecimento, muda todo o sabor do prato.


Cebola Pêra

Esta é a cebola que o brasileiro definitivamente mais conhece e usa! Pode se encontar como cerbola amarela; normalmente é uma cebola maior, de polpa de sabor mais intenso e ácido, por este motivo, é boa quando refogada. Algumas pessoas a utilizam crua em salada, porém ela não tem um sabor delicado como as outras para se comer crua.

Cebola Branca

De diversos formatos, sua característica principal é sua casca bem branca, também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para se cozinhar, a não ser que você queira este sabor intenso.

Cebola Pérola

É aquela cebola pequena que conhecemos para usar em conservas (existe ainda uma cebola camada de conserva, que tem um tamanho ainda menor que esta). Também pode se encontrá las como cebola bebê. Têm um sabor mais delicado e doce, são ótimas como guarnição; doure e sirva junto a uma carne.

Chalotas

Tem um sabor incrível, bem diferente das outras, muito mais adocicada, com baixissíma acidez. Ela tem seu corpo mais alongado do que a pérola e no Brasil é dificílimo encontrar. São ótimas para pratos delicados e sofisticados.

Cebola Roxa

Essa de sabor bem adocicado, é  a melhor para se comer crua. Tente fazer um vinagrete com ela e veja como o sabor vai ser muito mais delicado. Tem uma coloração característica e quando caramelizada, fica ainda mais doce.
Experimente  caramelizar elas no shoyu e manteiga. Ficaram espetaculares!

A escolha

Uma coisa importante é como escolher sua cebola na hora da compra. Opte sempre por cebolas que não estejam machucadas e com sua casca com um brilho mais vibrante.
Outra característica importante para ajudar na escolha é sempre optar por cebolas mais uniformes; ajuda bastante na hora de cortá las e tem também seus sabores melhor distribuídos.