domingo, 18 de maio de 2014

Espaguete com molho de tomates frescos manjericão alho e azeite

Bom o que dizer dessa receita .... Meraviglioso em Italiano  ...amooo cada postagem mas essa é especial para os amantes de uma boa  massa.






Ingredientes:

10 tomates grandes maduros 
Manjericão fresco a gosto
1 copo de Azeite 
3 dentes de Alho 
500 grs de  Espaguete 
Pimenta calabresa
Queijo ralado a gosto ( se possível compre parmesão em pedaço para ralar na hora)


Dica para tirar a pele do tomate:
Lave os tomates e faça dois cortes bem superficiais formando uma cruz em uma das suas extremidades. Coloque-os em uma panela com água fervente por cerca de um minuto ou até que a água ferva novamente quando a pele começar a soltar  retire , escorra-os, espere esfriar e puxe a pele, delicadamente com as pontas dos dedos, que sairá facilmente.

Molho:
Corte os tomates em cubinhos 
Descasque os 3 dentes de alho
Lave as folhinhas de manjericão
1 copo de azeite 

Junte , o tomate ,o alho , o azeite e o manjericão e bata ( no liquidificador ou mixer ) até misturar.
Eu não deixo ficar líquido gosto de preservar os pedaços dos tomates .
Despeje essa mistura em uma panela e tempere com sal e pimenta , deixe reduzir , quando estiver quase no ponto desejado acrescente mais folhas de manjericão.

Dica: Eu utilizo as sementes no molho , mas se preferir  pode retirar. 


Cozinhando o espaguete - dicas:
1. Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem. 
2. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.
3. Para saber se a massa está no ponto , corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.
4. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso,  o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Normalmente os fios grudam quando começam a cozinhar. É necessário soltá-los com ajuda de um garfo longo.
5. Use sempre panelas grandes , com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte. 
6. Se o macarrão não couber inteiro na panela,não é necessário quebrá-lo . Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo.


Para servir :

Coloque a massa pronta  em uma louça adequada ( eu prefiro  para servir e para comer pratos fundos )  , cubra com o molho , espalhe mais folhas de manjericão , queijo ralado na hora ( faz toda a diferença), para acompanhar um pão italiano ou baguete fatiada  e claro um bom vinho tinto.