terça-feira, 10 de junho de 2014

Polenta e Bolinho de Milho Verde

E hoje a receita é dela amiga , companheira meu chão , minha vida ... aquela que está sempre ao meu lado ...minha  mamãe!



Polenta de Milho Verde.

Ingredientes:
4 espigas de milho ( ficar atento ao ponto do milho , não pode ser duro nem muito mole)
150 ml de água para bater o milho 
1 colher de manteiga 
metade de um caldo de legumes 
Sal se necessário para ajustar o tempero
cebolinha cortadinha para decorar

Preparo:
Corte o milho e bata com a água no liquidificador. 
Coe a mistura que se formou  numa peneira fina ( aquela famosa de fubá) e deixe descansar  por pelo menos 10 minutos.  ( Separe a massa que sobrou na peneira para fazer os bolinhos e mantenha essa massa úmida)
Com a mão verifique se no fundo do recipiente formou uma boa quantidade de  amido , se formou , acrescente 75 ml de água , e se constatar que há pouco amido somente 35 ml de água.
Mexa bem a mistura, despeje em uma panela acrescente uma colher de manteiga ,o caldo de legumes  e mexa sem parar em fogo alto , até que fique cremoso , ajuste o sal se necessário e desligue o fogo. Coloque numa travessa adequada para servir e polvilhe a cebolinha.


Bolinho de Milho.

Lembra aquela massa que sobrou na peneira , acrescente 2 ovos , pimenta calabresa , meio pimentão vermelho picadinho , sal a gosto, queijo ralado a gosto  , meia cebola picadinha , cebolinha cortadinha a vontade  e 2 colheres de farinha de trigo.
Misture bem e com uma colher pingue a mistura em uma frigideira com óleo quente para formar os bolinhos e deixe dourar.