quinta-feira, 19 de junho de 2014

Risoto Mix de Cogumelos com Mignon

Para quem gosta de cogumelos variados ,esse risoto arrasa! Adorei a mistura e quero dividir!



Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
250 grs de shitake
250 grs de cogumelos paris ( in natura ) ou em conserva o conhecido champignon
30 grs de funghi desidratado ( hidratar no vinho branco)
1 alho poró fatiado
3 dentes de alho fatiados no sentido longitudinal
200 grs de filé mignon fatiado finamente na faca.
250 ml de vinho branco
1 litro de caldo de legumes fervendo 
Azeite
Sal e pimenta calabresa
1 colher de manteiga para finalizar o risoto
Parmesão ralado na hora a gosto

Preparo:
Mix de cogumelos com mignon
Numa  frigideira grande coloque um fio de azeite , os cogumelos paris , shitake e deixe fritar por 2 minutos, Adicione metade do funghi ,  metade do alho, metade do alho poró  e deixe refogar por mais 2 minutos , acrescente o filé mignon , tempere com sal a gosto e pimenta, aguarde mais 2 minutos , regue um pouco de vinho branco e deixe evaporar por 3 minutos desligue  e reserve.


Preparo do Risoto:
Eu gosto muito de preparar o risoto numa panela Wok porque fica bem bonitinho  para servir.
 Coloque 1 litro de água e o caldo para ferver por aproximadamente 3 minutos ( os talos dos cogumelos não descarto coloco no caldo para ferver)
Em uma panela coloque o azeite o alho , o alho poró e o arroz refogue por 1 minuto ,acrescente o vinho e deixe que o arroz absorva. Coloque uma concha de caldo e vá mexendo sem parar quando o líquido tiver sendo absorvido coloque mais uma concha e repita a operação até que o arroz esteja na consistência Al dente ou de sua preferência , acrescente o mix de cogumelos com mignon com o caldo e metade do funghi batido, ajuste o sal se necessário. E para finalizar coloque 1 colher de manteiga , parmesão ralado a gosto , misture bem e sirva em seguida. 

*** Dica... ao hidratar o funghi formará um caldo , separe metade do funghi e bata no mixer ou liquidificador com o caldo que se formou na hidratação e 1 concha do caldo de legumes e utilize no preparo do risoto , essa mistura dará uma coloração especial . A outra metade do funghi hidratado utilizo inteiro no preparo do mix de cogumelos com mignon