domingo, 31 de agosto de 2014

Empadinhas!

Gente receitinha super bacana para servir no café!
Com lembranças de infância a empadinha saiu das festinhas de aniversário e veio repaginada com o surgimento das empadarias , a base da massa é sempre a mesma , porém podemos variar e criar diversos recheios saborosos para esse quitute!




Massa:
400 grs de farinha de trigo
60 ml de água gelada 
1 colher de café de sal 
2 gemas
200 grs de margarina

Em uma tigela coloque a farinha de trigo , o sal , as gemas , água , e aos poucos adicione a margarina, mexa bem com as pontas dos dedos até ficar homogênea , não pode sovar, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. 

Recheio:
1 peito de frango
1 tomate picadinho 
azeitonas picadinhas a gosto
1 vidro de palmito picadinho
1 cebola e 2 dentes de alho picadinhos
Sal , pimenta , cheiro verde a gosto
Azeite.

Cozinhe o peito de frango e desfie. Numa panela coloque alho , cebola , azeite e refogue o frango ,  acrescente tomate , azeitonas , palmito , cebolinha e salsinha, milho, pimenta , sal a gosto e refogue por aproximadamente 15 minutos.


Montagem:
Após descansar faça bolinhas e molde com os dedos nas forminhas individuais, deixe bem fina. Não há necessidade de untar. Corte os excessos com as próprias mãos. Com o auxílio de uma colher, recheie as empadinhas. ( eu costumo colocar um colher de café de requeijão e depois acrescentar o recheio)
Para fazer a tampa da empada você pode optar pela técnica abaixo ou então cortar tirinha eu coloquei 3 tirinhas em cada forminha , fica um charme.
Tampa inteira como fazer de forma mais prática:
Envolva parte da massa em um plástico, esta massa será aberta em uma bancada com a ajuda de um rolo de abrir massa. Sempre que a massa começar a ficar difícil para abrir dentro do plástico, levante o plástico e o reajuste, faça isso até que a massa fique bem fina para cobriras empadas.Enfileire e ladeie todas as forminhas de empada, retire a massa do plástico e coloque direto sobre as forminhas com as empadas já recheadas. Com a ajuda das mãos, aperte a massa sobre as forminhas de forma que a massa seja cortada e a empada fechada.
Pincele com gema de 1 ovo.
Leve a forno  aquecido a 180º por 35 minutos.

Rendimento aproximado : 20 mini empadas.


*** Você pode variar os recheios , algumas idéias é frango com creme de milho , fazer um molho branco com brócolis e bacon, abobrinha refogada com bacon , refogado de bacalhau entre outras mil opções solte sua imaginação.