domingo, 24 de agosto de 2014

Risoto de Abobrinha com Bacon!

O prato de hoje é simples e delicioso ...com um toque de bacon  ... ingrediente principal do risoto é a abobrinha apenas 19 calorias para cada 100 gramas utilizada, rica em vitamina B3 ou niacina**, alimento de fácil digestão . Esse prato também pode ser feito sem o bacon fica a critério do cozinheiro! Bom não preciso acrescentar o tanto de elogios que recebi ...espero que apreciem essa delícia!



Ingredientes:

1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli *
200 ml de vinho
3 dentes de alho cortado no sentido longitudinal 
1 cebola picadinha bem fininha
Azeite
1 litro de caldo de Legumes
1 abobrinha italiana cortada em cubinhos**
100 grs de bacon cortados em cubinhos
parmesão ralado a gosto
Tomilho e manjericão ( fresco)
Pimenta Calabresa
Sal a gosto ( para ajustar se necessário)
1 colher de manteiga 

Preparo do Bacon e Abobrinha:

Fritar o bacon, sem nenhum tipo de óleo. Quando o bacon estiver frito, colocar a abobrinha, adicionar pimenta calabresa , tomilho e manjericão  , refogar até a abobrinha ficar macia. Desligue e reserve.

Preparo do Risoto:

Coloque 1 litro de água e o caldo para ferver por aproximadamente 3 minutos.
Em uma panela coloque o azeite, o alho, a cebola e o arroz, refogue por 1 minuto acrescente o vinho e deixe que o arroz absorva,  coloque  uma concha de caldo e vá mexendo sem parar,  quando o caldo for absorvido  repita a operação até que o arroz esteja na consistência Al dente ou de sua preferência, acrescente a abobrinha com o bacon misture bem , ajuste o sal se necessário. E para finalizar coloque 1 colher de manteiga , parmesão ralado a gosto , misture bem e sirva em seguida.


* 1 xícara de arroz para cada 2 pessoas.

**Vitamina B3 ou Niacina é uma substância essencial para o processo metabólico, que transforma os alimentos que ingerimos em energia dentro do organismo para que o corpo use corretamente os nutrientes dos alimentos.