terça-feira, 19 de agosto de 2014

Risoto de Brócolis.

O prato de hoje é super nutritivo, feito com brócolis que é rico em minerais , composto de várias vitaminas , bem como fibra alimentar, um super alimento que possui poucas calorias , apenas 36 kcal por cada 100 gramas e com certeza renderá muitos elogios !



Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz arbóreo ou carnaroli  (para cada 2 pessoas)
2 dentes de alho ( cortados no sentido do comprimento bem fininho)
1 cebola picadinha
1 talo de alho poró picadinho
1 colher de manteiga
Queijo parmesão a vontade ( ralado em granulação grande)
1 copo  de vinho branco seco
100 ml de azeite
1 brócolis cozido no vapor ( desfolhar e bater com parte da água que cozinhou no liquidificador ou mixer ) guardar alguns pedaços inteiros para colocar no risoto aproximadamente 4 galhos cortados grosseiramente,
1 litro de caldo de legumes ( pode usar parte da água que cozinhou o brócolis no vapor para fazer o caldo)
Modo de preparo:
Eu gosto muito de preparar o risoto numa panela Wok porque fica bem bonitinho  para servir.
 Coloque 1 litro de água e o caldo para ferver por aproximadamente 3 minutos.
Em uma panela coloque o azeite, o alho, a cebola , o alho poró  e o arroz refogue por 1 minuto acrescente o vinho e deixe que o arroz absorva. Acrescente o brócolis batido com o caldo que se formou e mexa quando o caldo tiver sendo absorvido coloque  uma concha e repita a operação até que o arroz esteja na consistência Al dente ou de sua preferência , acrescente o restante do brócolis pode fatiar grosseiramente , ajuste o sal se necessário. E para finalizar coloque 1 colher de manteiga , parmesão ralado a gosto , misture bem e sirva em seguida.

**** Brócolis é rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A,C,B1,B2,B6,K  bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam  que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.( Fonte:http://www.infoescola.com/plantas/brocolis/)