quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Risoto de alho poró com palmito ... acompanha mignon com redução de vinho tinto e caminha de legumes.

O prato de hoje tem como estrela principal o Mignon com redução de vinho tinto , e para acompanhar essa delícia escolhi um risoto clássico e caminha de legumes. Siga as etapas de preparo que foram escolhidas pelo tempo de preparo de cada receita , assim por enquanto os legumes estão no forno , poderá preparar o risoto e posteriormente a carne que tem um tempo bem curtinho. 





1º Etapa:

Ingredientes para o preparo da Caminha de Legumes.
Mini batatinhasMini cebolinhasAzeitonas pretas e verdesTomates cerejaTomilho , manjericão e alecrim fresco a gosto3 dentes de alho picados 1 cebola picada Vinho branco1 colher de creme de cebolaAzeite de Oliva Pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
Coloque os legumes em um refratário regue com vinho , acrescente o creme de cebola ,  pimenta e as ervas frescas , regue com azeite de oliva e leve ao forno coberto com papel alumínio até que as batatas estejam macias. ( tempo de forno aproximadamente 50 minutos a 180º)

2º Etapa:

Ingredientes para o Risoto.
3 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli
1 litro de caldo de legumes
1 cebola grande picadinha
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite
300 ml  de vinho branco seco
2 dentes de alho cortado no sentido longitudinal
1 talo de alho poró fatiado
1 vidro de palmito cortado em rodelas
queijo parmesão a gosto
sal a gosto

Numa panela coloque o azeite e refogue em fogo baixo a cebola, o alho e o alho poró até que estejam macios, aumente o fogo e adicione o arroz, mexendo por 1 minuto sem deixar grudar na panela. Regue com o vinho branco e mexa, a seguir acrescente uma concha de caldo, uma pitada de sal e continue mexendo e acrescentando o caldo, uma concha de cada vez. Este processo não levará mais que 15 minutos até que o arroz esteja al dente , junte o palmito fatiado  misture bem , veja o ponto do arroz , do sal e se estiver do gosto desejado desligue o fogo , acrescente 1 colher de manteiga para finalizar  mexa bem , polvilhe o parmesão  *** Rende  6 porções

3º Etapa:

Ingredientes para o preparo do Mignon.
Corte os filés  nas espessura de medalhão , tempere , com alho , sal e pimenta do reino. Numa frigideira regue com azeite e coloque os filés e sele de ambos lados, dicas de como chegar no ponto da carne desejado:Pra ter uma carne mal passada, grelhe por 3 minutos de cada lado ou espere até que o centro do filé esteja entre 60 e 64° C. Para chegar “ao ponto”, grelhe em fogo forte por 4 minutos de cada lado, depois abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. A temperatura interna girará entre 65 e 74° C. A partir de 75° C a carne passou.
Após encontrar o ponto desejado retire a carne da frigideira e reserve. Na frigideira ficará aquela crosta por causa dos temperos e azeite então vamos aproveitar essa crosta para fazer nosso molho .Acrescente na frigideira 1 cebola roxa picadinha e deixe ela suar , acrescente 1 colher de aceto balsâmico , mexa bem , quando a cebola estiver bem macia acrescente 2 colheres de açúcar mascavo misture bem e adicione 1 colher de farinha de trigo e mexa bem com um fuê até ficar uma pasta , adicione 250 ml de vinho tinto seco , 1 colher de shoyu e mexa até reduzir e virar um molho consistente, experimente o molho e caso ache ácido adiciona uma colher de sobremesa de açúcar e misture até dissolver. Cubra os filés com o molho e sirva em seguida.