quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Risoto Alla Milanese com Ragu

O conhecido Risotto alla Milanese, o mais famoso dos risotos, é obra do mestre Valério di Fiandra, que na época era responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O prato, diz a lenda, foi criado durante uma festa de casamento, no ano de 1574.

Fiandra, que era reconhecido tanto pelas suas belíssimas obras de arte quanto pelo seu bom gosto para a gastronomia, durante o casamento da sua filha resolveu oferecer aos convidados um de seus pratos preferidos, o risoto. Porém, durante a preparação da iguaria, o mestre, por ser muito ciumento, deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela, dando origem ao que hoje se conhece por Risotto alla Milanese.

Prato maravilhoso cheio de sabor e com um visual lindo de dar água na boca ... para os amantes da cozinha sempre digo cada detalhe é muito importante, montar individualmente o prato é um charme e mostra todo o cuidado e amor que temos pela pessoa que vai receber nossa refeição!   





Ingredientes para o Risoto:

2 xícaras de arroz carnaroli ou arbóreo
1/2  cebola picadinha
1 dente de alho fatiado
3 colher(es) (sopa) de azeite
2 colher(es) (sopa) de manteiga para finalizar o risoto
1 copo  de vinho branco seco
1 colher (sopa) de açafrão
50 gr de parmesão ralado
1 litro(s) de caldo de carne

Numa panela coloque o azeite e refogue em fogo baixo a cebola, o alho até que estejam macios, aumente o fogo e adicione o arroz, mexendo por 1 minuto sem deixar grudar na panela. Regue com o vinho branco e mexa, acrescente o açafrão e mexa,  a seguir acrescente uma concha de caldo, uma pitada de sal e continue mexendo e acrescentando o caldo, uma concha de cada vez. Este processo não levará mais que 15 minutos até que o arroz esteja al dente , veja o ponto do arroz ( se está como desejado al dente ou mais macio) , e também confira o sabor se estiver do gosto desejado desligue o fogo , acrescente 1 colher de manteiga para finalizar  mexa bem , polvilhe o parmesão  
*** Rende  4 porções

Ragu de Carne:

1 kilo de maminha ou fraldinha (peça pode ser cortada ao meio)
2 cenouras cortadas em palitos
1 alho poró picadinho
2 galhos de salsão cortados
 8 vagens cortadas ao meio
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola picadinha
1 pimenta cambuci cortada em 4 partes sem sementes 
Pimenta do reino moída na hora Sal a gosto ou substituir por 1 caldo de legumes e 1 caldo de costela
200 grs de bacon em cubinhos
1 copo de água
1 litro de vinho tinto Tomilho , orégano , alecrim a gosto ( se possível in natura) 
200 grs de molho de tomate

Adicione 1 fio de óleo na panela de pressão e frite bem o bacon , adicione a cebola e o alho e mexa, em seguida adicione o restante dos ingredientes ( exceto o molho de tomate) , feche a panela e cozinhe em fogo médio na pressão por 1 hora e 20 minutos , desligue o fogo tire a pressão da panela e retire a carne que já deverá estar bem mole desfie devolva na panela adicione o molho de tomate verifique se tem uma quantidade satisfatória de molho se desejar mais acrescente água e cozinhe por mais 10 minutos.

Montagem do prato:
No prato acima coloquei o risoto e  utilizei um aro para colocar o ragu no centro do risoto  , para finalizar utilizei 2 pimentas de cheiro e alecrim.

Dica:

 *** O que sobrar do ragu pode ser servido com fatias de pão fica maravilhoso