domingo, 24 de janeiro de 2016

Hambúrguer de Soja

Gente esta receitinha é inspirada na mãe de uma super amiga - Carol Solci! 
Fui passar um fim de semana maravilhoso no campo e ela fez essa receita em forma de bolinhos fritos tipo aperitivo para aquela cervejinha  e também usou como almôndegas no macarrão :), receita super versátil e agora apresento minha versão :)






Ingredientes:

1 copo de PTS de soja hidratada  por pelo menos 20 minutos num  recipiente com água ( lembrando que após hidratar a proteína coar a água e espremer bem até ficar bem sequinha) e se a soja for grande fatiar para que ela fique em pedaços menores
1 copo de trigo para quibe hidratado por 1 hora em água, (após hidratar espremer bem e tirar toda água)
1 xícara e meia de farinha integral
1 ovo*
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 maço de salsinha picadinha
1 maço de cebolinha picadinha
Tomilho, orégano a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de azeite


Misture todos os ingredientes e molde em formato de hambúrguer  e grelhe ou frite com um fio de azeite em teflon por 5 minutos ou seja 2,5 minutos de cada lado.

Para servir:
Alface
Cebola Roxa em rodelas
Tomate em rodelas
Pepinos em conserva
Pão de hambúrguer  - hoje usei pão francês em formato de hambúrguer perfeito :)
Opcional Queijo Cheddar**  - ( costumo derreter no microondas controlando o tempo cerca de 10 segundos por fatia)

Montagem: 
Corte o pão ao meio de um lado coloque uma gota de mostarda e do outro uma gota generosa de ketchup , monte com alface , hambúrguer , queijo , tomate , cebola e pepino .

 


 Dicas: 
Pessoal ainda sou Ovolactovegetariana e consumo derivados como leite e ovos, abaixo deixo algumas dicas para quem não consome:

* Para substituir o Ovo em caso de Vegetarianos que não consomem  e Veganos:

Use sementes de linho ou chia para dar liga às receitas e acrescentar fibras e gorduras saudáveis. As sementes devem ser moídas em um moedor de café ou de especiarias tão finamente quanto possível. As sementes de linho apresentam um leve gosto de nozes e podem afetar o sabor da receita. Por isso, prefira usá-las em preparos que serão beneficiados por essa característica e que possuam sabores mais fortes capazes de cobrir o gosto das sementes de linho.
 As sementes de chia são mais escuras e aprofundarão a cor dos produtos finais.
  • Misture uma colher de sopa de sementes de linho com três colheres de sopa de água para substituir um ovo. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos, até que esteja espessa e apresente uma consistência similar à da gelatina.
  • Misture uma colher de sopa de sementes de chia com três colheres de sopa de água para substituir um ovo. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos e ela apresentará uma consistência espessa similar à de um gel.
  • Se os ovos devem ser usados para levedar e dar liga, acrescente ¼ de uma colher de sopa de fermento em pó

**A utilização do Queijo é Opcional, mas pode ser substituído por queijo Vegano.

Informações sobre Soja e consumo:

A soja é rica em proteínas, nutriente que auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Assim, ela pode ser um bom substituto para a carne. Ela também é rica em fibras, por isso o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal. 


  • 73% das proteínas
  • 36% das gorduras
  • 13% das gorduras saturadas
  • 72% de vitamina K
  • 28% de cálcio
  • 112% de ferro
  • 101% de fósforo
  • 106% de magnésio
  • 70% de zinco
  • 37% das fibras.
 Quantidade recomendada de soja:




A recomendação do Ministério da Saúde é consumir uma quantidade diária máxima de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas. Também é interessante não comer o alimento diariamente, procure restringir o consumo para três vezes por semana devido à alta quantidade de isoflavonas que, por terem efeito semelhante ao hormônio feminino, podem causar problemas quando ingeridas em excesso. A orientação vale tanto para homens quanto para mulheres.