domingo, 3 de janeiro de 2016

Sukiyaki Vegetariano

O sukiyaki (すき焼き, 鋤焼) é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos.




Ingredientes: 
Verduras (repolho, acelga, (cortados em quadrados, cenoura ralada, ou cortada em palito ou em rodelas finas, moyashi, cebola cortada em pétalas ou laminas, agrião, brócolis, cebolinha cortada ao meio, macarrão japonês uso o número 3 próprio para o sukiyaki ( lembre-se de cozinhar o macarrão antes pois ele só é adicionado no fim do preparo, cogumelos shiitake, cogumelos paris in natura , tofu cortados em quadradinhos.
Adicione  um pouco de manteiga ou azeite de oliva e vá acrescentando aos poucos as verduras  iniciando pelas que precisam de maior tempo de cozimento como cenoura .... , tempere tudo com shoyu (molho de soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) 
 Dica: Coloco a mesma medida de sake para mesma de shoyu , 1 colher de açúcar e vou adicionando aos poucos essa mistura aos ingredientes.
Opcional: Finalizei polvilhando sementes de chia considerada funcional com alta concentração de fibras, apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.