quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Linguine com Funghi Secchi

Feliz Ano Novo... hahaha pós carnaval baterias recarregadas... segundo as más linguás o país agora vai rsrs ... gente fiquei uns dias fora do ar para fazer uma viagem linda para o Rio de Janeiro, cidade realmente maravilhosa e com muito amor! 
E hoje não poderia ser diferente... voltei a minha rotina e claro matei as saudades da minha cozinha com uma massa delícia para comer rezando, ah detalhe o Funghi foi um presente lindo de uma amiga que viajou para a Itália....  muito amor num prato! Vamos lá?







Ingredientes:

300 grs de Linguine ( cozido em água fervendo com sal, observe o ponto de cozimento na embalagem da massa)
50 g  funghi seco limpo e picado 
100 ml de água filtrada 
2 colheres de Manteiga sem sal
1/2 Cebola picada 
2 dentes de  alho picados 
300 ml de vinho branco
Caldo de funghi  (sabe aquela água que você hidratou o fughi então vamos usá-la)
400 grs de creme de leite fresco 
100 grs queijo parmesão ralado na hora :) 
Pimenta calabresa a gosto

Preparo:


Acomode os cogumelos secos em uma vasilha que tenha o dobro do volume da quantidade de funghi que você deseja hidratar, adicione a água filtrada e reserve por 30 minutos. 
Após retire o funghi certifique-se que não há sujeiras acumuladas no mesmo.
Esprema os funghis já hidratados para eliminar o resíduo de água e não despreze o líquido. Aguarde por uns minutos que a areia que estava no funghi durante a hidratação irá descer , então, separe a água  para fazer o caldo de funghi.
Numa panela grande, coloque a manteiga para aquecer. Quando estiver quente, acrescente a cebola e o alho durante 3 minutinhos. 
Coloque o vinho branco e deixe evaporar por mais 3 minutos.
Junte o funghi picado em fogo brando e refogue por aproximadamente 5 minutos. Acrescente o caldo de funghi coado e deixe ferver até reduzir o liquido pela metade. Acrescente o creme de leite, espere ferver, mexendo sempre, deixe reduzir mais uns minutinhos até engrossar.
Acrescente a pimenta calabresa e o sal, experimente e reserve a metade para bater no liquidificador e junta-lo novamente com o que ficou reservado na panela. Misture o molho a massa polvilhe o parmesão ralado na hora e pronto pode servir!


Serve: 3 pessoas.

**O cogumelo é um alimento riquíssimo em nutrientes, capaz de fortalecer o sistema imunológico estimulando as células denominadas "natural killers" (importantes no combate a infecções virais e células tumorais) . Além disso, o cogumelo conta com a presença de fibras solúveis, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na remoção de resíduos e toxinas intestinais.
Além de ser rico em sais minerais, vitaminas, carboidratos e gordura insaturada, o cogumelo contém 21 aminoácidos essenciais para o corpo a apresenta um número de proteínas  duas vezes maior do que o encontrado na carne bovina.

Benefícios do cogumelo:
*Fortalece o sistema imunológico;
*Previne doenças infecciosas;
*Previne resfriados e gripes;
*Combate alergias e inflamações;
*Auxilia pessoas em processo quimioterápico;
*Beneficia pessoas com doenças crônicas e diabetes;
*Fornece energia para os atletas e praticantes de esporte;
*Previne aterosclerose;
*Auxilia no processo de desintoxicação de álcool e cigarro;
*Auxilia no funcionamento do intestino;
*Fortalece a musculatura;
*É antioxidante;
*Estimula a memória;
*Melhora a absorção de ferro e fósforo.

Fonte:Só Nutrição