domingo, 11 de junho de 2017

Focaccia

De origem italiana, a focaccia é o pão que representa o país, com a sua forma achatada e macia possui várias versões, a mais simples é temperada com apenas azeite, alecrim  e sal, esse pãozinho maravilhoso impressiona pela simplicidade, pelo sabor e pela textura leve.

Ingredientes:

375 grs de farinha de trigo
10 grs de sal
38 grs de manteiga
20 grs de fermento biológico
250 ml de leite gelado ou água
10 grs de açúcar

Modo de Preparo:

Primeiro misture o açúcar, o fermento e um pouquinho de  leite e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (retirada da quantidade total indicada). Deixe descansar por 5 minutos.
Após o descanso junte o sal, o restante do leite,  vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa. 
Abra a massa em formato retangular com as mãos, coloque numa assadeira untada com azeite e deixe a massa crescer coberta com um pano grosso para que possa gerar calor e fazer com que ela cresça por 30 minutos. 
Dica: minha mãe ensinou que devemos pegar um pedacinho da massa fazer uma bolinha e colocar num copo com água, quando a bolinha subir e ficar flutuando, significa que a massa cresceu de forma correta e pode ir para o forno).

Após o tempo de crescimento faça furinhos  usando a ponta dos dedos, espalhe alecrim, tomilho, pimenta calabresa em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite. ( use a imaginação nos temperinhos) Leve ao forno preaquecido 180º por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar a superfície.

*Existem várias opções de cobertura, uma das que eu mais gosto é após regar com azeite na massa, salpicar queijo ralado e cobrir com abobrinhas cortadas bem fininhas.
Rendimento: 1 focaccia forma tamanho médio