domingo, 16 de julho de 2017

Risoto de linguiça Toscana com Couve Kale

De comer rezando🙏 esse risoto além de ser delícia leva a couve kale, um superalimento  riquíssimo em vitaminas, ferro e cálcio.
 Em Londrina você adquirir a couve kale através do delivery da  Akko Saladas.😍






Ingredientes:

700 grs de linguiça toscana ( utilizei aquela toscana apimentada Na Brasa da Perdigão) cortadas em rodelas
*4 folhas de couve kale rasgadas 
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1 xícara de vinho branco seco
3 dentes de alho cortado em lâminas
1 cebola picadinha
50 grs de parmesão em lascas
50 grs de bacon em cubinhos.
Azeite
Sal a gosto
**1 litro de caldo de legumes
1 colher de manteiga

Preparo:

1 - Regue com duas colheres de sopa de azeite uma frigideira funda, coloque a linguiça toscana para fritar virando de um lado para o outro, amasse as linguiças com um amassador de batatas deixando elas irregulares e reserve. 
2- Frite o bacon,  eu costumo colocar num prato de sobremesa uma folha e papel toalha coloco os bacons e coloco no microondas por 1 minuto ou vou mudando o tempo até que estejam bem fritinhos.
3 - Numa panela grande para risotos eu acrescento 2 colheres de sopa de azeite , o alho, a cebola e deixo fritar por alguns minutos, quando começar a dourar adiciono o arroz, misturo bem, adiciono 1 copo de vinho e mexo para o vinho evaporar, acrescento um pouco de caldo de legumes e vou mexendo por 5 minutos, junto a linguiça e o bacon e vou acrescentando caldo e mexendo por mais 10 minutos, adiciono a couve kale e mais caldo até que o arroz chegue no ponto desejado, desligo o fogo  , misturo uma colher de manteiga e o parmesão em lascas e mexo bem. Pronto pode servir 



*Couve Kale

Fornece uma abundância de nutrientes e poucas calorias: 1 xícara de couve crua contém vitaminas A, C e K, ferro, ácido fólico, ácidos graxos essenciais ômega 3, magnésio, cálcio, ferro, fibras e proteínas. E contém apenas 33 calorias!
É uma fonte de antioxidantes: o vegetal é rico em fitonutrientes (antioxidantes) que reduzem a inflamação, ajudam a desintoxicar o corpo e melhor, protege as células de estresse oxidativo.

**Caldo de Legumes

1 cenoura
1/2 cebolas
1 talos de salsão com folhas
3 grãos de pimenta preta
1 ramo de alecrim ou tomilho
1 folha de louro
1 litro de água
Cortar cenoura, cebola e o salsão em pedaços pequenos.
Colocar os legumes em uma panela grande, adicionar as ervas, especiarias e a água levar ao fogo.
Assim que ferver, abaixar o fogo para o mínimo e cozinhar por uma hora. Deixar